SETI@Home

SETI@Superclocking

O programa SETI (Search for ExtraTerrestrial Intellegence) é considerado uma das maravilhas do mundo moderno.
Ele consiste na utilização de telescópios, radio telescópios, etc. para tentar
detectar outras formas de vida inteligente no Universo. Devido ao fenómeno da Internet, o cidadão comum pode agora participar na busca através do projecto SETI@Home.
O radiotelescópio de Arecibo, o maior do mundo, capta os sons do Universo e grava-os (35 Gygabites por dia!). Agora repare no seguinte, um Pentium a 166 MHz leva cerca de 80 horas para analisar uma unidade de 350 Kb utilizando o screen saver. Ou seja, levaria 8.000.000 de horas (913 anos) para analisar um dia de informação! Outra solução seria construir um ultra super supercomputador ultra super supercaríssimo para analisar a informação (e uma central nuclear ao lado para lhe fornecer electricidade).

Felizmente arranjou-se uma outra solução, mais racional, que consiste no seguinte: Servidores que participam neste projecto "pegam" na informação, partem-na em pequenos "bocados" (unidades) e distribuem-nos pelas pessoas através da Internet. A seguir começa a magia: os membros do SETI@Home dispõe de um pequeno programa que se encarrega de procurar padrões artificiais nas unidades de informação. Acabada a análise, o programa envia os resultados ao servidor principal e recebe outra unidade recomeçando o processo.

Boas razões para se juntar ao projecto:
1) É muito simples;


2) Só precisa de se ligar à Internet para enviar os resultados e receber nova unidade. O que é um processo rápido (+- 2 minutos) e raro (a análise de cada unidade leva muitas horas);


3) O programa corre sob a forma de "screen saver" e como tal só analisa
quando você não está a usar o computador. Há outra forma de analisar as unidades que é 2 a 3 vezes mais rápida e que eu recomendo, para isso veja a coluna de baixo ao lado esquerdo.


4) Pode ajudar Portugal a subir no ranking mundial. Recentemente (23/06/1999) chegamos ao 15º lugar ultrapassando a Espanha.

5) Existe uma hipótese infinitésimamente pequeníssima de ser você a descobrir uma forma de vida extraterrestre inteligente. O que representaria o maior acontecimento de sempre do nosso planeta e imortalizaria o seu nome para toda a eternidade (seria agradável, não?) :)


O MAIOR projecto de computação de sempre está em marcha contando com centenas de milhares de membros espalhados por TODO o mundo. Junte-se a ele agora!

Para dar maior unidade à participação portuguesa foi criado o grupo
SETI@Superclocking - Lusofonia cujo quartel-general é este site e ao qual se pode juntar livremente depois de se alistar ao SETI@Home.

O alistamento no SETI@Home é extremamente simples, faça o download do programa adequado para si (veja os links abaixo) que ele procederá ao seu registo pedindo-lhe o seu e-mail como identificação (para saber quem é você caso descubra um ET!).
Caso tenha qualquer tipo de dúvida ou necessite de entrar em contacto, deve usar o seguinte e-mail
superclock@xoommail.com


Links Úteis:
Informações em português :
http://setiathome.ssl.berkeley.edu/home_portuguese_standard.html

O grupo SETI@Superclocking - Lusofonia :
http://setiathome.ssl.berkeley.edu/cgi-bin/cgi?cmd=team_lookup&name=SETI@Superclocking+-+Lusofonia


Informações em inglês (mais actualizadas que as em português):
http://setiathome.ssl.berkeley.edu/

Download do programa para Windows :
http://setiathome.ssl.berkeley.edu/windows.html

Download do programa (muito) mais rápido. É o mesmo de que eu falo na DICA da coluna do lado esquerdo. Ele corre no Windows dentro de uma janela de DOS:
http://setiathome.ssl.berkeley.edu/unix.html

(escolha o "i386-winnt-cmdline.exe" para o Windows 95/98)

Copyright © 1999 Superclocking, All Rights Reserved

Superclocking - Informática para todos

Ranking mundial (Portugal em 15º)

Até agora (15º lugar) a caminhada tem sido relativamente tranquila mas agora para ascender ao 14º lugar vai ser preciso um passo de gigante. É por isso que agora mais do que nunca a sua participação é fundamental. Ajude-nos a descobrir!

DICA:

Se quer analisar as suas unidades 2 a 3 vezes mais depressa faça o download deste ficheiro. Ele contém um cliente de texto (Windows 9x) mais um programa chamado NetSpy que facilita a sua utilização.

Pode ser menos bonitinho que o gráficos do  screen saver, mas é 2 a 3 vezes mais rápido.

Após ter feito o download deste ficheiro zip, extrai-a o seu conteúdo para um directório à sua escolha e faça duplo clique no ficheiro SETI.BAT


Caso tenha qualquer dúvida, não hesite em contactar-me

TOP 100 Nacional

O nosso grupo ainda lá não entrou mas está quase

Ligações ao exterior

Binários

Notas do autor

Terminologia

Lazer

SUPERCLOCKING

SETI@Home

Artigos